Scroll Top

Encontro da Família Tafner

Rio dos Cedros, Santo Antônio – 19 de novembro de 2017

 

O dia 19 de novembro foi bastante especial para a Família Tafner. Pela primeira vez os descendentes de Angelo Tafner, imigrante e patriarca de toda a família em Santa Catarina, se reuniram para celebrar a sua história.

O evento foi realizado na comunidade de Santo Antônio, na cidade de Rio dos Cedros/SC. A escolha desse local não ocorreu por mero acaso. Trata-se do ponto de chegada do primeiro núcleo de imigrantes trentinos na cidade, todos oriundos de Mattarello (Trento – Itália). Essa comunidade, aliás, hoje se chama Santo Antônio, mas antigamente era conhecida como “Matarel”, em homenagem à terra de origem dos colonizadores. Angelo Tafner, o patriarca, foi um desses imigrantes. Chegou ao Brasil por volta de 1876 e se casou com Angela Perini (também ela natural de Mattarello), com quem teve descendência.

O evento teve início de manhã cedo e contou com aproximadamente 300 participantes, dentre membros da família Tafner e de outras que fizeram parte da mesma trajetória. A organização ficou por conta do Prof. Olivio Taffner, da Prof. Marisa Eliane Taffner Fraga, e do advogado/escritor Andrey José Taffner Fraga.

Os organizadores queriam não apenas reunir a família, mas também que, desse encontro, cada participante pudesse levar algo de diferente para a sua vida, para o seu cotidiano. Tendo isso em mente, foi construído um programa cultural, no qual cada detalhe foi pensado e teve a sua importância.

A missa em honra à família Tafner teve início às 10h da manhã e foi celebrada pelo Pe. Sérgio Campestrini. Natural de Rio dos Cedros e descendente de imigrantes trentinos, o Pe. Sérgio soube conduzir a celebração com bastante entusiasmo. Ao final da missa, ainda fez alguns comentários em dialeto trentino (dialeto que ele, assim como grande parte dos familiares presentes, domina muito bem).

Os cantos da missa foram conduzidos pelo Gruppo Folkloristico Compagni Trentini, de Rio dos Cedros, que preparou um repertório bastante especial de músicas sacras no idioma italiano. O grupo Compagni Trentini é um dos mais antigos corais italianos de Santa Catarina, herdeiro da antiga tradição da “Santa Notte”, quando grupos de pessoas saiam, na véspera do natal, entoando canções de casa em casa pela cidade.

Após a missa, durante a confraternização, foram servidos pratos típicos riocedrenses, preparados por cozinheiras da cidade. A culinária riocedrense pode ser resumida como uma mescla entre elementos brasileiros e aqueles trazidos pelos imigrantes (que foram adaptados à realidade do novo país). Durante o almoço, o encontro foi animado pelos músicos da Família Panini, um grupo de Rio dos Cedros cuja história remonta aos primórdios da colonização, quando Clemente Panini deu início à tradição que é mantida até hoje pelos seus descendentes. Diversas canções tradicionais do folclore italiano e trentino foram entoadas em gaitas pelos seis músicos presentes.

Durante a tarde, os participantes puderam interagir, contar histórias e estórias, e mesmo conhecer familiares distantes. O grupo “Compagni Trentini” animou mais ainda o evento, passando entre as mesas (maestro com gaita à frente) entoando músicas tradicionais antigas, conhecidas por quase todos os presentes.

Também vale destacar que algumas autoridades prestigiaram o encontro: O sr. Prefeito de Rio dos Cedros, Marildo Felippi, o sr. Presidente da Câmara de Vereadores de Rio dos Cedros, Cássio Berri, a sra. Correspondente Consular em Timbó e Blumenau (do Consulado Italiano em Curitiba), Norma da Rui, e a Srta. Coordenadora dos Círculos Trentinos de Santa Catarina, Simone Sehnem. Também estiveram presentes dois importantes canais de comunicação: a Revista Insieme (de Curitiba/PR, com abrangência nacional), através do jornalista Desidério Peron, e o Jornal do Médio Vale (de Timbó/SC), através da jornalista Greici Siezemel.

O evento encerrou no final da tarde, já deixando saudades (quase todos, ao se despedirem, perguntaram quando seria o próximo). O encontro cumpriu, dessa forma, o objetivo primordial que era o de reunir todos os descendentes e amigos no local de origem da família (onde tudo começou há mais de 140 anos) para um evento autenticamente cultural e histórico.

Andrey José Taffner Fraga

Galeria de Fotos

« de 59 »

Vídeo clipe

Reportagem da Revista Insieme (Curitiba/PR)

Reportagem do Jornal do Médio Vale (Timbó/SC)

Reportagem da “Radio Italia Anni 60” (Trentino Alto Adige/Itália) – 30/11/2017

Matérias em Jornais e Revistas

Site desenvolvido por Andrey José Taffner Fraga e Renan Phelipe Taffner Fraga
Conteúdos protegidos por direito autoral